Solidariedade na ponta dos dedos





Por Valdeck Almeida de Jesus


O "Vermelho Bahia" é um show com grandes artistas e celebridades, que se uniram às ideias do Relações Públicas Vagner Paixão, com o objetivo de ajudar as crianças com HIV do Instituição Beneficente Conceição Macêdo (IBCM) e da Associação Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes (ACCABEM). O evento terá uma jornada de seis horas de shows, no dia 22 de dezembro de 2011, entre as 13hs e às 19hs, na quadra coberta do Colégio Acadêmico, em Lauro de Freitas-BA. Confirmadas as participações de Nara Costa, Viola de Doze, Jota Veloso, Negra Cor, Motumbá, Cangaia de Jegue, Diz Aí, Robert Cigano, Anjos do Arrocha, No Truque e Rebeca Tárique. O ingresso pode ser trocado por três quilos de alimento, cuja troca pode ser feita no dia do evento ou na Rádio Lauro de Freitas FM.

Premiação
Idealizado por Vagner Paixão e esculpido por Silvio Mendes, a obra de arte representa mãos que abraçam, esculpem e afagam a alma de baianos e estrangeiros. Esta é a imagem que surge da nova escultura de Silvio Mendes. Este é o símbolo do Troféu Conceição Macedo, que vai homenagear pessoas, empresas e entidades que praticam ações de solidariedade na Bahia.

Silvio Mendes é um jovem artista plástico, nascido em Santa Luz, interior da Bahia. Como com bom baiano, já nasceu com o dom da arte. Desde os dez anos de idade Silvio teve contato com o universo mágico dos artistas, quando conheceu Roque Sena, conhecido como Roque Santeiro, em Juazeiro. Atraído pela magia, ficou sete anos aprendendo o ofício e se aperfeiçoando no mundo paralelo que tanto lhe atraiu. A partir de então, nunca mais parou de modelar a vida, transformando materiais inanimados em verdadeiras maravilhas artísticas.

Mas não só de prática vive Silvio Mendes. Ele se aprofundou em história da arte, cursos de escultura no Museu de Arte Moderna com o talentoso Zu Campos. Silvio Mendes é um homem de prática. Teoria e mão na massa lhe renderam duas exposições individuais, sendo uma no Malê de Balê e outra na Praça Dorival Caymmi, em Salvador. Além do mais, realizou mostras de arte e decoração na Dismel Decor, bem como participou de vários movimentos e exposições fora do estado.

Atualmente trabalha em ateliê próprio em Itapoã, bairro onde mora. Batizou o espaço com o nome “Ateliê Silvio Mendes”. É ali que ele cria suas obras e recebe amigos e clientes, promove eventos com exposição de escultura e, também, abre caminhos para outras artes e artistas. Silvio Mendes é um homem de visão e de compartilhamento, não se isolando no seu universo profissional. Valoriza as trocas e intercâmbios e sei mpõe pela simplicidade e grande espírito de coletividade.

Prova da sua versatilidade e companheirismo é o projeto “Arte no muro”, pois acredita que “a arte tem que ser vista, mostrada, divulgada e compartilhada com a sociedade”. Se o artista é a antena do mundo, Silvio Mendes é, além de antena, o pincel, a tinta, a massa e a mão. Parte de suas obras estão retratadas no muro da Escola Estadual Mascarenhas de Moraes, em Itapoã, local que escolheu para trabalhar e fixar residência.


Não é por acaso que ele reside na região, onde a poesia reina e se espalha. Foi ali que morou Vinícius de Morais, e onde a estátua do poeta vive eternamente emanando transcendência. É nessa mesma região da capital da Bahia que Caymmi cantou e encantou o mar, a areia, o sol se pondo, a água de coco, a rede e as sereias, musas encantadas que mergulham e enfeitam a orla de Salvador. É ali que Silvio Mendes instalou seu reino, onde molda a matéria e também onde ele sopra fôlego de vida em estátuas, criaturas que nascem e viajam o mundo...


Solidariedade
A Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM) é uma organização sem fins lucrativos, que atua na prevenção do HIV/AIDS desde 1989 e apoia as pessoas que convivem com o vírus. A IBCM tem como missão a redução da vulnerabilidade ao HIV/AIDS, especialmente da população de rua e da população em situação de maior risco social; a prevenção e adesão ao tratamento de DST/AIDS; a segurança alimentar; o combate a todas as formas de discriminação; e ainda, a defesa dos direitos e a inserção produtiva das pessoas portadoras do HIV/AIDS. Conheça mais no site; www.ibcmaids.org.br

A ACCABEM é um hospital de abrigo para idosos deficientes físicos, localizado no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, cujo funcionamento depende de doações e trabalhos voluntários. É uma entidade filantrópica, registrada nos devidos órgãos governamentais brasileiros, com total transparência de suas ações por parte de um grupo de coordenadores que fundou a instituição. Visitem o site e conheçam mais a ACCABEM: www.accabem.org.br

* Valdeck Almeida de Jesus é jornalista, escritor e poeta.